Aplicabilidade do direito à educação especial das pessoas com deficiência nas relações privadas: analise dos discursos dos votos na ADI Nº 5357
Adelino de Bastos Freire Neto
Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 2020, issue 2020-02
Abstract:
A tentativa de implementação das condições de acesso à educação através do Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxe inovações ao ordeidnto jurÃdico. O presente artigo objetiva fazer uma análise sobre a respectiva discussão a respeito do direito a educação da pessoa com deficiência no ensino regular como imposição à s entidades privadas estabelecido pelo novo contexto constitucional, bem como pela novidade legislativa, apreciando os votos da decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº5357 que realizou o controle de constitucionalidade dos dispositivos do Estatuto da Pessoa com Deficiência quanto a imposição à rede de ensino privado de educação em matéria de inserção social.
Keywords: Educação especial; Pessoa com deficiência; Ação Declaratória de Inconstitucionalidade nº 5357; Supremo Tribunal Federal (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/caribe/2020/02/aplicabilidade-direito.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:rccsrc:y:2020:i:2020-02:20
Access Statistics for this article
Revista Caribeña de Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Revista Caribeña de Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().