O DESENVOLVIMENTO TURà STICO SUSTENTà VEL EM LAGOAS COSTEIRAS DO MUNICà PIO DE OSÓRIO, RIO GRANDE DO SUL / BRASIL: CARACTERà STICAS E ESPECIFICIDADES DESTES RECURSOS NATURAIS
Leonardo Reicher and
Rosane Maria Lanzer
Turismo y Desarrollo Local, 2015, issue 18
Abstract:
O turismo em áreas naturais é uma das modalidades que mais cresce nos dias de hoje. Considerando esta crescente procura por ambientes naturais, deve-se salientar que tais ambientes podem instigar a atratividade turÃstica, principalmente por serem detentores de recursos naturais raros ou únicos no mundo. Ao mesmo tempo em que são raros, normalmente, são ambientes bastante frágeis à exploração, como é o caso das lagoas costeiras do Rio Grande do Sul. A peculiaridade da PlanÃcie Costeira sulbrasileira consiste na sua grande extensão e na presença de uma alta diversidade de ecossistemas e de um grande número de lagoas de água doce, caracterÃsticas que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Ressalta-se a vulnerabilidade ambiental no que tange à exploração turÃstica de lagos e lagoas, que, por serem corpos de água com pouco fluxo, acumulam a poluição e os impactos. Cabe aqui a seguinte reflexão: por serem ambientes frágeis deve-se deixá-los trancados a “sete chaves†, longe do contato com o homem, para que tais ambientes fiquem “esperando a geração futura†, totalmente sensibilizada ambientalmente? Ou pior, deixá-los esquecidos, negligenciados, a mercê do uso irracional, sem o devido planejamento? Acredita-se que o ambiente natural, ainda que extremamente frágil, deva fazer parte, mediante os devidos cuidados, de um processo contÃnuo de sensibilização que possibilite a evolução ambiental dos envolvidos (comunidade local, visitantes e empreendedores turÃsticos). O presente estudo está baseado em uma avaliação das caracterÃsticas e especificidades das lagoas costeiras de Osório, divulgadas pela municipalidade como atrativo turÃstico. Esta avaliação será realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas ao poder público, observação in loco e registros fotográficos, proporcionando um aporte teórico capaz de servir de base à s iniciativas referentes ao desenvolvimento do turismo sustentável nestes ambientes. O municÃpio de Osório – Rio Grande do Sul, Brasil, apresenta em seu território 23 lagoas costeiras de água doce. Algumas destas lagoas já apresentam certa infraestrutura turÃstica, porém a exploração do turismo não se desenvolve de maneira planejada, o que pode vir a ocasionar uma série de impactos negativos. Este complexo lagunar atualmente vem sendo visto pelo poder público municipal como um grande potencial para o desenvolvimento do turismo. No entanto, dada a fragilidade ambiental das lagoas costeiras se faz necessário um planejamento turÃstico adequado para que as localidades envolvidas possam desenvolver uma atividade turÃstica que esteja aliada com a conservação ambiental das lagoas, possibilitando a exploração turÃstica deste recurso natural de maneira sustentável e, desta forma, conservando-o para as gerações futuras.
Keywords: Lagoas costeiras; Osório; RS; conservação ambiental; turismo; desenvolvimento sustentável. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/turydes/18/lagoas-costeiras.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:turdes:y:2015:i:18:08
Access Statistics for this article
Turismo y Desarrollo Local is currently edited by Servicios Académicos Intercontinentales SL
More articles in Turismo y Desarrollo Local from Servicios Académicos Intercontinentales SL
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().