EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Análise do discurso sobre o mercado de trabalho em turismo e empregabilidade segundo a visão do departamento de turismo de uma instituição de ensino superior do Brasil

Thiago Duarte Pimentel, Fabíola Cristina Costa de Carvalho and Sara Conceição de Paula

Turismo y Desarrollo Local, 2016, issue 21

Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o discurso sobre o Mercado de Trabalho em Turismo e Empregabilidade segundo a visão do Departamento de Turismo de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A suposição aqui é a de que por meio deste dispositivo seria possível observar as lacunas existentes na formação superior em turismo, que são refletidas na caracterização deste profissional. Para tanto, recorreu-se, de forma seletiva e não exaustiva, à revisão da literatura sobre formação profissional e mercado de trabalho em turismo, com ênfase nesta discussão no cenário brasileiro. Metodologicamente, buscou-se o auxílio fornecido pela Análise do Discurso (AD), como método de pesquisa (principal concepção norteadora) e como técnica (conjunto de procedimentos específicos), para a delimitação de um corpus teórico sobre o tema elencado a partir de um recorte realizado no material linguístico coletado por meio de entrevistas com todo o corpo docente do depto de turismo de uma IES estabelecida no estado de Minas Gearis. Especificamente, foram utilizadas as 4 categorias discursivas elaborada por Faria e Linhares (1993) – seleção lexical, mobilização de personagens discursivas, relação entre conteúdos implícitos e explícitos e silenciamento – para se observar qual a visão predominante no discurso desta coletividade sobre a formação professional e o mercado de trabalho em turismo. Como resultados, verifica-se uma indefinição e fragmentação em relação à própria concepção do que vem a ser o turismo, o que se reflete nas posturas de como esses profissionais tendem a encarar o fenômeno e sua relação com a práxis. Adicionalmente, pode-se observar a ênfase na mobilização da personagem discursiva “alunos†para quem é transferida a responsabilização pelo êxito ou não em termos de sua empregabilidade. Conclui-se, portanto, que a análise empreendida nos permitiu evidenciar a visão de mundo que sustenta à concepção daqueles que cumprem um papel essencial na (re)produção deste campo. Tal concepção, ainda fragmentária e multifacetada, tem rebatimentos diretos na formação e concepção assimilada pelos alunos, ainda que seja implicitamente posicionada como neutra ou subordinada à ação do sujeito.

Keywords: Análise do discurso; Educação superior em turismo; Formação profissional; Concepção de turismo; Empregabilidade. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/turydes/21/discurso.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:turdes:y:2016:i:21:09

Access Statistics for this article

Turismo y Desarrollo Local is currently edited by Servicios Académicos Intercontinentales SL

More articles in Turismo y Desarrollo Local from Servicios Académicos Intercontinentales SL
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:turdes:y:2016:i:21:09