EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A OMC Continua Promovendo o Comércio de Forma Desigual: Novas Evidências a Partir dos Anos 1990

Magnus dos Reis, Eduardo Trapp Santarossa, André Azevedo and Sabino Porto Junior

Revista Brasileira de Economia - RBE, 2015, vol. 69, issue 3

Abstract: O artigo fornece evidências que a OMC continuou tendo um impacto profundo sobre o comércio de seus países membros, no período 1990-2009, seguindo a contribuição original de Subramanian e Wei (2007). Para isto, utilizou-se o modelo gravitacional, através de efeitos fixos e com o estimador da PMVP, comparando a magnitude da abertura multilateral, entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os resultados sugerem que os países em desenvolvimento, no período examinado, foram os que mais se beneficiaram do aumento do comércio mundial promovido pela OMC, ao contrário do que havia ocorrido, entre 1950 e 2000, conforme Subramanian e Wei (2007).

Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (1)

Downloads: (external link)
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/19441 (text/html)

Related works:
Working Paper: A OMC CONTINUA PROMOVENDO O COMÉRCIO DE FORMA DESIGUAL: NOVAS EVIDÊNCIAS A PARTIR DOS ANOS 1990 (2014) Downloads
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:epgrbe:v:69:y:2015:i:3:a:19441

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Economia - RBE is currently edited by Ricardo Cavalcanti

More articles in Revista Brasileira de Economia - RBE from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV EPGE ().

 
Page updated 2025-03-22
Handle: RePEc:fgv:epgrbe:v:69:y:2015:i:3:a:19441