DESEQUILÍBRIO ESPACIAL EM PORTUGAL: IMPACTO NA ACESSIBILIDADE AOS CUIDADOS DE SAÚDE, NO DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Ivo Oliveira (),
Fernanda Nogueira (),
João Marôco () and
Francisco Diniz ()
Additional contact information
Ivo Oliveira: ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA), Rua Cabo Borges, 55, 4430-646 Vila Nova de Gaia. Portugal.
Fernanda Nogueira: Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas, Rua Almerindo Lessa - 1300-663 Lisboa Portugal.
João Marôco: Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), Rua Jardim do Tabaco, nº34, 1149-041Portugal
Investigación en Ciencia Regional, 2014, vol. V, issue 1, 31-40
Abstract:
Objetivo. Explicar o impacto do desequilíbrio espacial português e o seu impacto na acessibilidade aos cuidados de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida. Métodos. inquiriram-se 1021 indivíduos, com tratamento estatístico através de análise inferencial, fatorial e de regressão. Resultados. Verifica-se uma acessibilidade aos cuidados de saúde diferenciada no território. Constata-se a presença dos determinantes sociais de saúde que influenciam a perceção do estado da própria saúde pelos cidadãos e têm impacto na qualidade e Esperança média de Vida. Conclusão. Existe uma perceção de maior dificuldade de acesso aos cuidados de saúde em zonas de maior interioridade. Ao longo dos anos, a escassez e falta de qualidade das infraestruturas de transporte serviu para justificar esta discrepância. Mas melhorados estes aspetos a saúde continua mais próxima e acessível para uns do que para outros. É crucial uma intervenção pública nesta área. Melhorará não só o estado de saúde global, mas também a sua perceção por part"
Date: 2014
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.rsijournal.eu/Foreign/Spain/ICR_2014.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:hrs:jrnicr:v:v:y:2014:i:1:p:31-40
Access Statistics for this article
Investigación en Ciencia Regional is currently edited by Dr Christos Ap. Ladias
More articles in Investigación en Ciencia Regional from Hellenic Association of Regional Scientists
Bibliographic data for series maintained by Dimitrios K. Kouzas ().