EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Comércio internacional e crescimento econômico: uma análise considerando os setores e a assimetria de crescimento dos estados [International trade and economic growth: an analysis considering the sectors and asymmetry of growth the states]

Fernanda Aparecida Silva, Marília Fernandes Maciel Gomes, Fernanda Maria de Almeida, Talles Girardi de Mendonça and Patrícia Lopes Rosado
Additional contact information
Fernanda Aparecida Silva: UFV
Marília Fernandes Maciel Gomes: UFV
Fernanda Maria de Almeida: UFV
Talles Girardi de Mendonça: UFSJ
Patrícia Lopes Rosado: UFSJ

Nova Economia, 2018, vol. 28, issue 3, 807-848

Abstract: Objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a relação entre comércio internacional dos produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados e crescimento econômico dos estados brasileiros, considerando na análise, também, os diferentes níveis de crescimento dos referidos estados, entre 1995 e 2011. O embasamento teórico utilizado fundamentou-se nas relações entre comércio internacional e crescimento econômico. Na determinação dos parâmetros de interesse utilizaram-se os métodos de System-GMM e Regressão Quantílica. Os coeficientes estimados apresentaram-se estatisticamente significativos e com os sinais conforme o esperado. Em relação ao comércio internacional, verificou-se que apenas o comércio de produtos básicos apresentou relação positiva e estatisticamente significativa com o crescimento econômico dos estados para o modelo de painel dinâmico. Ademais, destaca-se que o comércio de produtos básicos, manufaturados e semimanufaturados, afetado por medidas técnicas (sanitárias e técnicas), não exerceu efeito sobre o crescimento econômico dos estados. Ao considerar os diferentes níveis de crescimento econômico, verificou-se que ocorreram mudanças no sinal e, ou, na significância estatística, em determinados quantis se comparados ao modelo de painel dinâmico, para variáveis representativas do comércio internacional de produtos manufaturados, semimanufaturados , infraestrutura e gastos do governo.

Keywords: fator agregado; comércio internacional; crescimento econômico; painel dinâmico (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: F40 F43 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.scielo.br/pdf/neco/v28n3/1980-5381-neco-28-03-0807.pdf (application/pdf)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext ... g=en&nrm=iso&tlng=pt (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:nov:artigo:v:28:y:2018:i:3:p:807-848

Ordering information: This journal article can be ordered from
Av. Antonio Carlos, 6627 - Predio da FACE Belo Horizonte, 31270-901 Brazil
http://revistas.face ... dex.php/novaeconomia

Access Statistics for this article

Nova Economia is currently edited by Gustavo de Britto Rocha

More articles in Nova Economia from Economics Department, Universidade Federal de Minas Gerais (Brazil) Av. Antonio Carlos, 6627 - Predio da FACE Belo Horizonte, 31270-901 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Lucas Resende de Carvalho ().

 
Page updated 2019-10-18
Handle: RePEc:nov:artigo:v:28:y:2018:i:3:p:807-848