Ex-ante moral hazard: empirical evidence for private health insurance in Brazil [Risco Moral Ex-ante: uma evidência empírica para o setor de seguro saúde privado no Brasil]
Ana Carolina Maia,
Mônica Viegas Andrade and
Flávia Chein
Additional contact information
Ana Carolina Maia: USP
Mônica Viegas Andrade: UFMG
Flávia Chein: UFJF
Authors registered in the RePEc Author Service: Flávia Chein Feres
Nova Economia, 2019, vol. 29, issue 3, 987-1008
Abstract:
Este artigo explora a existência de risco moral ex-ante no setor de saúde suplementar no Brasil. Antes do evento da doença, indivíduos com plano/seguro saúde não têm incentivos para procurar cuidado preventivo se esse não for contratado previamente. O conjunto de dados utilizado inclui registros administrativos longitudinais da utilização de cuidados de saúde de um plano de saúde brasileiro patrocinado pelo empregador. A estratégia empírica é baseada em uma mudança exógena e antecipada na cobertura de seguro de saúde não associada à condição de saúde. Os resultados mostram um aumento de até 17% nas consultas médicas e 22% nos exames diagnósticos. As consultas médicas começam a aumentar a partir do quinto mês antes do indivíduo deixar a carteira com um pico em dois meses. Para testes diagnósticos, o maior aumento foi observado em um e dois meses antes da perda da cobertura do plano de saúde.
Keywords: risco moral ex-ante; plano de saúde; auto-seguro; setor de saúde suplementar no Brasil (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: H50 I11 I13 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.scielo.br/pdf/neco/v29n3/1980-5381-neco-29-03-0987.pdf (application/pdf)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext ... g=en&nrm=iso&tlng=en (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:nov:artigo:v:29:y:2019:i:3:p:987-1008
Ordering information: This journal article can be ordered from
Av. Antonio Carlos, 6627 - Predio da FACE Belo Horizonte, 31270-901 Brazil
https://revistas.fac ... dex.php/novaeconomia
Access Statistics for this article
Nova Economia is currently edited by Gustavo de Britto Rocha
More articles in Nova Economia from Economics Department, Universidade Federal de Minas Gerais (Brazil) Av. Antonio Carlos, 6627 - Predio da FACE Belo Horizonte, 31270-901 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Lucas Resende de Carvalho ().