EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Economia Política da redução do tempo de trabalho: dos autores pioneiros ao debate contemporâneo sobre transições para sustentabilidade [Political Economy of working time reduction: from pioneer authors to the contemporary debate on sustainability transitions]

Paulo Sérgio Fracalanza, Mariana Rêis Maria and Rosana Corazza
Additional contact information
Paulo Sérgio Fracalanza: Unicamp
Mariana Rêis Maria: Unicamp

Nova Economia, 2020, vol. 30, issue 2, 629-654

Abstract: Esse artigo-resenha apresenta, inspirado por Polanyi, a redução do tempo de trabalho (RTT) em seu sentido substantivo, o que permite sugerir o encaminhamento de propostas de RTT como vetores de mudança socioeconômica para um sistema mais sustentável, mais justo e com maior potencial emancipatório. Uma primeira seção é dedicada a cotejar os significados da RTT em seus sentidos formal e substantivo. A segunda seção é dedicada às visões precursoras de Keynes, Russell e Lafargue sobre a RTT. Finalmente, a terceira, reúne três importantes autores contemporâneos, Gorz, Jackson e Méda, que, no debate sobre a transição para a sustentabilidade, dão especial destaque às medidas de RTT no rol das transformações necessárias rumo à reorganização do sistema econômico e social compatível com os limites biogeofísicos de nosso planeta.

Keywords: redução do tempo de trabalho; substantivismo; transições; reconversão ecológica (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: B25 B31 N30 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.scielo.br/pdf/neco/v30n2/1980-5381-neco-30-02-0629.pdf (application/pdf)
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex ... g=en&nrm=iso&tlng=pt (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:nov:artigo:v:30:y:2020:i:2:p:629-654

Ordering information: This journal article can be ordered from
Av. Antonio Carlos, 6627 - Predio da FACE Belo Horizonte, 31270-901 Brazil
https://revistas.fac ... dex.php/novaeconomia

Access Statistics for this article

Nova Economia is currently edited by Gustavo de Britto Rocha

More articles in Nova Economia from Economics Department, Universidade Federal de Minas Gerais (Brazil) Av. Antonio Carlos, 6627 - Predio da FACE Belo Horizonte, 31270-901 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Lucas Resende de Carvalho ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:nov:artigo:v:30:y:2020:i:2:p:629-654