Créditos de carbono e o reflorestamento do entorno da REBIO de Poços das Antas, Brasil
Luis Alberto da Cunha Saporta () and
Carlos Eduardo Young ()
Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, 2009, vol. 12, 17-32
Abstract:
Nesse artigo, estudamos a viabilidade de projetos ligados ao mercado de créditos de carbono financiarem o reflorestamento de regiões biologicamente importantes. Dessa forma, fazendeiros podem ser incentivados a reflorestar suas propriedades particulares com espécies nativas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de suas regiões. As externalidades positivas do reflorestamento de matas nativas excedem o sequestro de carbono, pois geram um aumento na qualidade do solo e do ar, além de melhorar a situação das bacias hidrográficas onde estão inseridas as fazendas e contribuir para a preservação da biodiversidade. Um estudo de caso é apresentado para a região do entorno da REBIO Poço das Antas, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), onde é analisada a viabilidade financeira de um projeto hipotético, onde fazendeiros da região reflorestariam parte de suas pastagens para vender créditos de carbono. Para isso, consideramos custos de reflorestamento e manutenção da floresta, custo de oportunidade dos pastos e receitas provenientes da venda dos créditos de carbono.
Keywords: Mercado de carbono; reflorestamento; unidades de conservação; mico-leão dourado; Leontopithecus rosalia. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2009
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.redibec.org/ccount/click.php?id=71 (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:rib:revibe:rev12_02
Access Statistics for this article
Revista Iberoamericana de Economía Ecológica is currently edited by Eduardo García Frapolli, María Cristina Vallejo and Mario Alejandro Pérez Rincón
More articles in Revista Iberoamericana de Economía Ecológica from Red Iberoamericana de Economía Ecológica Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA), Edifici C, Campus UAB, 08193, Bellaterra, Barcelona, Spain. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Jesús Ramos-Martín ( this e-mail address is bad, please contact ).