EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Decrescimento, agroecologia e economia solidária no Brasil: em busca de convergências

Alan Boccato-Franco (alanboccato@gmail.com) and Elimar Pinheiro do Nascimento (elimarcds@gmail.com)
Additional contact information
Elimar Pinheiro do Nascimento: Universidade de Brasília

Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, 2013, vol. 21, 43-56

Abstract: Identificar as possíveis convergências entre a ideia de decrescimento, defendida sobretudo nos países do Norte, a economia solidária e a agroecologia no Brasil para a construção de uma plataforma comum de conversação é a proposta do presente artigo. Por meio de pesquisa bibliográfica foram identificados sete elementos comuns entre decrescimento e economia solidária e mesmo número entre decrescimento e agroecologia. Conclui-se que a economia solidária e a agroecologia no Brasil possuem elementos para se constituírem em espaços de convergências para uma plataforma comum entre os grupos que defendem uma economia de baixo impacto ecológico, “decrescentistas” do Norte e movimentos socioculturais do Sul. Ademais, sugere-se a análise de princípios e práticas de grupos sociais do Sul como orientação adicional ao debate sobre relações entre os dois Hemisférios no contexto do decrescimento. Por fim, são feitas algumas sugestões para se aprofundar o estudo das relações entre o decrescimento, a economia solidária e a agroecologia no Brasil.

Keywords: economia solidária; decrescimento; agroecologia; Brasil (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: Q0 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.redibec.org/IVO/rev21_04.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:rib:revibe:rev21_04

Access Statistics for this article

Revista Iberoamericana de Economía Ecológica is currently edited by Eduardo García Frapolli, María Cristina Vallejo and Mario Alejandro Pérez Rincón

More articles in Revista Iberoamericana de Economía Ecológica from Red Iberoamericana de Economía Ecológica Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA), Edifici C, Campus UAB, 08193, Bellaterra, Barcelona, Spain. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Jesús Ramos-Martín (jesus.ramos@uab.es this e-mail address is bad, please contact repec@repec.org).

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:rib:revibe:rev21_04