EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Reorganização espacial da indústria de transformação brasileira pós-2008: a evolução do emprego formal no território

Philipe Scherrer Mendes (), Ana Maria Hermeto () and Gustavo Britto
Additional contact information
Philipe Scherrer Mendes: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Ana Maria Hermeto: Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2019, vol. 13, issue 1, 23-44

Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar, pós-2008, a distribuição do emprego industrial brasileiro no território, conectando as transformações observadas a fatores locacionais, geradores de dinâmica do reordenamento territorial. Sua contribuição está na caracterização territorial recente do emprego industrial em diálogo com a capacidade de indivíduos e firmas usufruírem de certas localidades, identificadas como determinantes dos movimentos observados. É indiscutível que, pós-anos de 1990, o Brasil vivenciou uma reorganização em sua estrutura produtiva e distribuição espacial mais conectada com o mercado externo e mais demandante de qualificação da mão de obra. Nesse sentido, as análises setorial e educacional sugerem uma desconcentração da atividade produtiva enviesada para o emprego de pior qualidade, com maior dispersão de setores de menor intensidade tecnológica e de empregos com menores níveis educacionais. Assumindo uma forte correlação entre intensidade tecnológica setorial e grau de instrução do trabalhador, observa-se o reforço da posição de destaque da região Sudeste, principalmente do estado de São Paulo, no que se refere à geração de emprego de mestres e doutores, em setores de mais elevada intensidade tecnológica. Para além da questão setorial, os dados ainda sugerem uma possível transição produtiva em busca de menores custos de mão de obra.

Keywords: Mercado de trabalho formal; Indústria de transformação; Localização industrial (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R11 R30 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/373 Full text (application/pdf)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0002

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Alexandre Alves Porsse, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo

More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Inácio Fernandes de Araújo ().

 
Page updated 2020-09-15
Handle: RePEc:ris:rberur:0002