EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Impacto do Simples Nacional no Emprego das MPEs do Estado de Pernambuco

Joane Alinne Paiva Bendô, Roberta Moraes Rocha, Wellington Ribeiro Justo and Raul Silveira Neto ()

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2020, vol. 14, issue 1, 102-130

Abstract: Este artigo propõe-se a investigar se o Simples Nacional tem implicado níveis mais elevados de emprego para as MPEs, que são beneficiadas pelo regime de tributação simplificado e pelas alíquotas menores das contribuições e impostos que incidem sobre as empresas no Brasil. Ao focar na empresa, pode-se dizer que a renúncia fiscal gerada pelo Simples se difere das tradicionais políticas de incentivos fiscais regionais adotadas no Brasil. Porém, espera-se que os estados que têm a economia mais dependente das MPEs sejam os mais favorecidos por uma política direcionada a essas empresas. Para tanto, foram utilizados os microdados identificados da base de dados da RAIS-ME (2002 a 2014), a partir dos quais foi possível estimar modelos de regressão com controles para as características observáveis e não observáveis das firmas e, também, locacionais. O objeto de análise foi uma das principais economias da Região Nordeste, o estado de Pernambuco. Isto porque as MPEs têm uma relativa importância para a geração de emprego e renda no estado, consolidando-se em polos produtivos, especializados em serviços (Médico e Tecnológico) e indústrias/comércio (Têxtil/Confecção). Ademais, trabalhar com uma amostra de empresas que estão expostas a fatores econômicos e fiscais semelhantes minimiza possíveis vieses causados por variáveis omitidas. Os resultados encontrados indicaram que as empresas que estão no Simples Nacional geraram, em média, aproximadamente 19\% mais empregos, quando comparadas com o grupo de controle, sendo esse efeito ainda maior para as empresas que passam mais tempo ininterrupto no Simples. Esses resultados são válidos mesmo após a incorporação de controles fixos e variantes no tempo das empresas e locacionais, sugerindo que a política tem um impacto positivo no mercado de trabalho formal no estado.

Keywords: Micro e pequenas empresas; Simples Nacional; Avaliação de política (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: A10 O23 R10 R11 R58 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/529 Full text (text/html)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0089

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo

More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().

 
Page updated 2025-04-09
Handle: RePEc:ris:rberur:0089