Mobilidade Intergeracional Educacional no Brasil: Uma Análise Comparativa dos Anos de 1996 e 2014
Adriano Firmino V. de Araújo (),
Jose Luis Netto Junior and
Liedje Bettizaide Oliveira de Siqueira ()
Additional contact information
Adriano Firmino V. de Araújo: Departamento de Economia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Liedje Bettizaide Oliveira de Siqueira: Departamento de Economia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2022, vol. 16, issue 1, 91-112
Abstract:
A transmissão intergeracional da educação tem um papel importante sobre a desigualdade de renda. O presente estudo busca analisar comparativamente as mobilidades intergeracionais educacionais nos anos de 1996 e 2014. Para tanto fez uso do suplemento de mobilidade educacional da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios presente para os anos citados. Os resultados sugerem que houve um aumento no grau de mobilidade intergeracional educacional caracterizado por uma redução da persistência educacional dos pais menos letrados e aumento da persistência dos pais com mais escolaridade. Filhos corresidentes apresentaram uma maior dinâmica educacional comparado a dos emancipados. Famílias residentes em áreas rurais e na Região Nordeste apresentaram uma menor mobilidade educacional e as mulheres apresentaram uma maior mobilidade educacional.
Keywords: Mobilidade Intergeracional; Capital Humano; Desigualdade (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: D30 I20 J60 R23 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2022
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/821 Full text (application/pdf)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0142
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().