Impactos da política fiscal e das instituições sobre o crescimento econômico: Uma análise de dados em painel dinâmico
Fernanda Cigainski Lisbinski ()
Additional contact information
Fernanda Cigainski Lisbinski: Universidade de São Paulo (ESALQ-USP)
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2022, vol. 16, issue 3, 338-362
Abstract:
O presente trabalho objetiva investigar os efeitos da política fiscal e das instituições no crescimento econômico. Para isso, utilizou dados disponíveis na base de dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico — para 44 países, compreendendo o período de 2009 a 2018. A estimativa se deu por meio da abordagem dos Generalised Method of Moments (GMM-System). Verificou-se impacto positivo e estatisticamente significativo do agregado de despesas do governo e da agregação de outras variáveis fiscais e instituição no PIB per capita. Além disso, verificou-se que as instituições desempenham um papel muito importante no crescimento do PIB per capita. Ademais, constatou-se que todos os resultados encontrados nesta pesquisa estão de acordo com a teoria que trata do modelo de Solow, a qual preconiza que o coeficiente do PIB inicial deve ser negativo, interpretado como convergência condicional, enquanto o investimento é positivo e o crescimento populacional é negativo.
Keywords: Crescimento do PIB per capita; Políticas governamentais; Modelo de Solow (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: E02 E13 E62 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2022
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/882 Full text (application/pdf)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0152
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().