Componentes da mudança estrutural na economia de Minas Gerais entre 2008, 2013 e 2016: uma análise insumo-produto
Carla Cristina Aguilar de Souza (),
Lúcio Otávio Seixas Barbosa (),
Maria Aparecida Sales Souza Santos () and
Vicente Alves Toledo ()
Additional contact information
Carla Cristina Aguilar de Souza: Fundação João Pinheiro (FJP)
Lúcio Otávio Seixas Barbosa: Fundação João Pinheiro (FJP)
Maria Aparecida Sales Souza Santos: Fundação João Pinheiro (FJP)
Vicente Alves Toledo: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2023, vol. 17, issue 4, 581-605
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo investigar os vetores que contribuíram para a mudança estrutural ocorrida na economia mineira no período entre 2008 e 2016. Nesse período, a economia mineira experimentou um ciclo de crescimento econômico entre 2004 e 2010, seguido de desaceleração (2011-13) e crise econômica (2014-2016). O resultado foi a perda de participação da indústria de transformação combinado com o avanço do setor de serviços. Para empreender a análise, utiliza-se a metodologia de decomposição estrutural a partir das matrizes insumo-produto (MIP) de Minas Gerais para os anos de 2008, 2013 e 2016. Os resultados permitem identificar que a perda de participação da indústria de transformação foi marcada por uma variação tecnológica negativa em razão do enfraquecimento dos elos intra e intersetoriais.
Keywords: Decomposição estrutural; Minas Gerais; Modelos insumo-produto (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C67 O11 R11 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2023
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/976 Full text (application/pdf)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0203
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().