EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

As contradições regionais do crescimento econômico no Brasil: Auge e declínio do ciclo 2002-2018

Caio Cezar Fernandes () and William Nunes Pereira
Additional contact information
Caio Cezar Fernandes: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2024, vol. 18, issue 2, 199-229

Abstract: Um dos fatos estilizados mais conhecidos na literatura econômica regional é o fato de o crescimento não se manifestar em todo lugar ao mesmo tempo. Este artigo examina o crescimento econômico regional do Brasil entre 2002 e 2018, buscando identificar a aderência do contexto macroeconômico através dos municípios. Propomos a análise da variação do nível de produto agregado e sua composição setorial para os 5570 municípios do Brasil a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados indicam a existência de duas contradições gerais no processo de crescimento econômico do período: 1) mesmo no período de maior dinamicidade, uma proporção considerável dos municípios encontrava-se em recessão; 2) regiões no centro cíclico da economia nacional apresentaram taxas de crescimento persistentemente baixas, associadas a problemas estruturais de longo prazo. A crise e a estagnação da economia brasileira, após 2014, levaram à ampliação dessas contradições e demandam políticas regionais capazes de garantir crescimento com desenvolvimento social e produtivo.

Keywords: Crescimento econômico; Municípios brasileiros; Ciclo macroeconômico (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R11 R12 R58 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2024
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1079 Full text (application/pdf)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0213

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo

More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().

 
Page updated 2025-03-24
Handle: RePEc:ris:rberur:0213