EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Desigualdades de oportunidades educacionais nas macrorregiões brasileiras: Uma análise no contexto da expansão escolar

Henrique Eustáquio de Sousa () and Luiz de Vasconcelos Rocha ()
Additional contact information
Henrique Eustáquio de Sousa: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)
Luiz de Vasconcelos Rocha: Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2024, vol. 18, issue 2, 230-255

Abstract: Este artigo, considerando o contexto da expansão escolar no Brasil, analisou a influência das características demográficas, do contexto regional e da estrutura e das condições socioeconômicas das famílias na probabilidade de os indivíduos completarem os cinco níveis de transições educacionais, considerando oito coortes de idade da população entre 25 e 64 anos. Para tanto, utilizando como fonte dos dados o suplemento de mobilidade sócio-ocupacional da Pnad (2014) e o modelo logit binário, verificou-se que indivíduos brancos, mulheres, as coortes jovens, não nordestinos, residentes urbanos, pais com melhores ocupações, em famílias nucleares e migrantes apresentaram maiores chances de realizarem as transições educacionais. Esses resultados confirmaram a hipótese da desigualdade maximamente mantida (MMI), na medida em que se verificou, para todas as regiões do país, a redução das desigualdades educacionais para os níveis de ensino básico e o aumento para os níveis avançados, considerando principalmente o ensino superior.

Keywords: Expansão escolar; Desigualdade de oportunidades educacionais; Desigualdade maximamente mantida (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: I24 I28 J62 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2024
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1081 Full text (application/pdf)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0214

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo

More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ris:rberur:0214