Efeitos da informalidade no mercado de trabalho sobre o transtorno depressivo: O caso das empregadas domésticas brasileiras
Stela Barbosa Januzzi (),
Laís de Sousa Abreu Soares () and
Evandro Camargos Teixeira ()
Additional contact information
Stela Barbosa Januzzi: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Laís de Sousa Abreu Soares: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Evandro Camargos Teixeira: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2024, vol. 18, issue 3, 301-326
Abstract:
O transtorno mental depressivo traz impactos negativos sobre o bem-estar e a produtividade dos indivíduos. Dentre os múltiplos fatores que desencadeiam o transtorno, têm-se as condições precárias de trabalho associadas aos empregos informais que não contam com proteção laboral. Nesse contexto, a profissão de empregada doméstica se destaca, já que a maioria delas se encontra em situação de informalidade no Brasil. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar os efeitos da informalidade no mercado de trabalho sobre a depressão para o caso das empregadas domésticas brasileiras em uma perspectiva nacional e regional. Para tal, foram estimados modelos econométricos de regressão logística a partir da base de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. Como resultados, foi possível atestar que possuir carteira assinada reduz em 5,3 pontos percentuais a propensão de diagnóstico de depressão nessas trabalhadoras e que esse efeito é maior nas regiões onde o nível de informalidade é diminuto.
Keywords: Transtorno depressivo; Empregadas domésticas; Formalização no mercado de trabalho; Regressão logística (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C25 E26 I12 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2024
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1003/ Full text (application/pdf)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0217
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().