Zoneamento municipal e os determinantes da formação do preço dos lotes urbanos de Curitiba
André A. Dias () and
Augusta Pelisnki ()
Additional contact information
André A. Dias: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Augusta Pelisnki: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2024, vol. 18, issue 3, 327-350
Abstract:
Este artigo analisou a influência das ordenações de zoneamento residencial na evolução dos preços dos lotes urbanos em Curitiba, entre 2002 e 2017, investigando também o efeito da estrutura de equipamentos urbanos e de variáveis socioeconômicas nesse processo. Para isso, foi utilizado o método de diferenças em diferenças ponderado por escore de propensão, estimando esse efeito para as quatros ordenações de zoneamento residencial estabelecidas na Lei municipal n. 9800/2000. Como corolário, a política de regulamentação quanto ao uso e à ocupação do solo urbano de Curitiba não apresentou efeito estatisticamente significativo sobre os preços dos lotes; entretanto, quando se investigou separadamente cada ordenação urbana residencial, observou-se um impacto para o zoneamento 4. Esse resultado pode estar relacionado com as características desse setor, quais sejam: maior densidade habitacional, com a verticalização de edificações; melhor estrutura urbana para desenvolvimento de comércio e serviços, e; eixos arteriais da rede integrada de transporte público da cidade.
Keywords: Planejamento Urbano; Preços Hedônicos; Escores de Propensão; diferenças em diferenças (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R10 R14 R15 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2024
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1053/ Full text (application/pdf)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0218
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().