Determinantes da localização da agroindústria produtora de etanol de milho em Mato Grosso
Emerson Orsini Ferrari (),
Marta Raquel Zuchelli Felipetto (),
Paulo Henrique de Lima Siqueira () and
Pery Shikida
Additional contact information
Emerson Orsini Ferrari: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Marta Raquel Zuchelli Felipetto: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Paulo Henrique de Lima Siqueira: Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2025, vol. 19, issue 2, 150-173
Abstract:
Este trabalho visa analisar os determinantes da localização da agroindústria produtora de etanol de milho no estado do Mato Grosso, a fim de verificar a combinação de critérios de localização para identificar regiões mais adequadas para a construção de usinas flex. Utilizou-se o método de regressão logística. Os resultados demonstraram que disponibilidade de vias pavimentadas, preço da terra, relevo, proximidade de rodovias e acesso à água foram consideradas significativas. Dos nove municípios que hospedam unidades produtivas de etanol de milho, identificou-se que 77,78% também hospedam armazéns para milho, 55,56% possuem distribuidoras de combustíveis e 66,67% estão localizados em regiões consideradas adequadas para a instalação dessas unidades quando considerado relevo, proximidade com rodovias e acesso à água.
Keywords: Biocombustível; Produção; Usinas (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: O11 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2025
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/1071/ Full text (application/pdf)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0236
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().