O Investimento Estrangeiro Direto na América Latina e no Caribe, 2024. Resumo executivo
-
in La Inversión Extranjera Directa en América Latina y el Caribe from Naciones Unidas Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL)
Abstract:
A região da América Latina e do Caribe está presa em três armadilhas de desenvolvimento: baixa capacidade para crescer, elevada desigualdade e baixa mobilidade social, além de escassas capacidades institucionais e governança pouco efetiva. O investimento estrangeiro direto (IED) enquadrado em políticas de desenvolvimento produtivo poderia ajudar a enfrentar esses desafios. Neste contexto, a CEPAL apresenta a edição 2024 de seu relatório anual O Investimento Estrangeiro Direto na América Latina e no Caribe. Como todos os anos, o primeiro capítulo oferece um panorama da evolução mundial e regional do IED e identifica as principais tendências de acordo com os tipos de investimento, setores e origens. Os outros dois capítulos analisam a conexão entre o IED e as políticas de desenvolvimento produtivo: o segundo examina as políticas para a atração do IED e propõe 17 diretrizes para que estes investimentos contribuam em maior medida para os processos de desenvolvimento produtivo, enquanto o terceiro aborda o IED subnacional em cinco países da região, identifica tendências e determinantes de anúncios de projetos e apresenta recomendações para que o IED ajude a reduzir as lacunas entre territórios e a maximizar os efeitos positivos para sua transformação produtiva.
Date: 2024 Written 2024-09-02
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://repositorio.cepal.org/handle/11362/80638
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ecr:col007:80638
Access Statistics for this book
More books in La Inversión Extranjera Directa en América Latina y el Caribe from Naciones Unidas Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Biblioteca CEPAL (mariafernanda.ruiz@cepal.org).