Tempos difíceis: reações às crises de 1857 e 1864 no Brasil
André Villela
Anais do III Congresso Brasileiro de História Econômica e 4ª Conferência Internacional de História de Empresas [Proceedings of the 3rd Brazilian Congress of Economic History and the 4th International Conference on Business History] from ABPHE - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (Brazilian Economic History Society)
Abstract:
As duas primeiras décadas da segunda metade do século XIX se caracterizaram por grandes mudanças institucionais no terreno das políticas monetária e bancária no Brasil. Por trás destas mudanças, duas crises de vulto: uma, de origem internacional, alcançou o país em novembro de 1857; a segunda, em 1864, teve caráter doméstico e conseqüências mais graves. O artigo compara as reações a ambos os episódios e conclui que houve um processo de aprendizado que, ao final, permitiu que a resposta à crise de 1864 tenha sido mais consistente do que a que se tentou em 1857.
Date: 1999-09-01
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (1)
Published
Downloads: (external link)
http://www.abphe.org.br/congresso1999/Textos/ANDRE.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:abp:he1999:013
Ordering information: This working paper can be ordered from
Secretaria da ABPHE Rua Curitiba, 832, 9° andar Belo Horizonte, MG 30170-120 Brazil
Access Statistics for this paper
More papers in Anais do III Congresso Brasileiro de História Econômica e 4ª Conferência Internacional de História de Empresas [Proceedings of the 3rd Brazilian Congress of Economic History and the 4th International Conference on Business History] from ABPHE - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (Brazilian Economic History Society) Secretaria da ABPHE Rua Curitiba, 832, 9° andar Belo Horizonte, MG 30170-120 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Hugo Cerqueira ().