Expansão da soja em Mato Grosso: políticas de ocupação e mercado de terras
Antonio Joao Castrillon Fernandez
No 108912, 46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Por que e sob quais condições a expansão dos plantios de soja para as áreas de cerrado em direção às áreas de mata da floresta Amazônica ocorreu com base em unidades de produção em larga escala? Esse problema traz duas reflexões, uma de ordem teórica, que trata das condições de possibilidades da produção capitalista em larga escala na agricultura, e outra de ordem prática, empírica, que trata das condições históricas que tornaram possível a construção de um modelo de produção agrícola com base na produção em larga escala. Neste trabalho serão analisadas as implicações dos processos de ocupação e colonização sobre a disponibilidade de terra. Não se trata de realizar uma análise do processo de colonização de terras do Brasil, mas de oferecer elementos auxiliares à compreensão da maneira pelas quais os mecanismos de acesso a terra favoreceram essa expansão das lavouras de soja.
Keywords: Agricultural; and; Food; Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 22
Date: 2008-07
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/108912/files/145.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sbrfsr:108912
DOI: 10.22004/ag.econ.108912
Access Statistics for this paper
More papers in 46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().