EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL EM RESTAURANTES: UM ESTUDO MULTICASO EM CAMPO GRANDE/MS

Caroline Pauletto Spanhol, Leandro Sauer, Juliana Machado De Souza, Viviane Suemi Yamamoto and Rafael Blasques Suarzemin

No 114173, 46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: O aumento do consumo de alimentos teve um grande aumento nos últimos anos, conforme Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). As informações passam a ser uma ferramenta de auxilio aos indivíduos na escolha de suas refeições (fora de casa). O objetivo principal do presente estudo é analisar a disponibilidade de informações nutricionais. Especificamente, retende-se: a) averiguar as bases legais em relação à informação em restaurantes comerciais sobre as características dos alimentos; b) analisar sua importância para os consumidores; c) verificar se a informação nutricional influencia no processo de escolha dos restaurantes; e d) verificar os benefícios e obstáculos para oferecer a informação nutricional necessária aos consumidores. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar os objetivos do artigo: a) pesquisa bibliográfica, baseada em livros, artigos e dissertações recentes, além da regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); e b) estudo qualitativo junto a três restaurantes localizados em Campo Grande-MS, cada um correspondendo a uma das seguintes categorias: self-service, à la carte e fast-service. Foi utilizada a técnica de coleta de entrevista individual em profundidade, com um proprietário ou gerente e três clientes de cada restaurante selecionado, perfazendo um total de 12 entrevistados. Na fase de análise, a técnica usada foi análise de conteúdo. Os resultados mostram que as informações sobre os fatores de risco, custo e atratividade por parte dos proprietários e de risco e credibilidade para dos clientes são importantes. Mostram, ainda, que o fato de os clientes terem acesso às informações nutricionais não é fator de risco aos restaurantes, mas sim um ponto de credibilidade, firmando um compromisso com os consumidores em relação aos cuidados com a saúde e a responsabilidade social.

Keywords: Food; Consumption/Nutrition/Food; Safety (search for similar items in EconPapers)
Pages: 12
Date: 2008-07
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/114173/files/909.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sbrfsr:114173

DOI: 10.22004/ag.econ.114173

Access Statistics for this paper

More papers in 46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sbrfsr:114173