ANÁLISE DOS TERMOS DE TROCA E AS MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS DA COTONICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Andre Rozemberg Peixoto Simoes,
Aryldo Santana Schultz and
Anderson Teixeira Benites
No 145977, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
A cultura do algodão no Brasil passou por mudanças estruturais significativas na década de 90 e anos 2000, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias e regionalização da produção. Tais modificações trouxeram maiores níveis de competitividade para o algodão nacional. Para que se possa entender as alterações estruturais que levaram a elevação da competitividade desta cultura, deve-se levar em consideração a análise de fatores macroeconômicos e aqueles fatores relacionados a rentabilidade das empresas, especialmente a relação de preços pagos e preços recebidos pelos cotonicultores. Este trabalho objetivou mensurar comparativamente a evolução dos termos de troca do cotonicultor do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, bem como avaliar as mudanças em termos de aumento de produção e produtividade. A principal conclusão foi que a partir de 1997 o algodão se estruturou de forma mais competitiva e com ganhos de produtividade, apesar de ter sido observada uma tendência de queda nos termos de troca.
Keywords: Crop Production/Industries; Production Economics (search for similar items in EconPapers)
Pages: 13
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/145977/files/274.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:145977
DOI: 10.22004/ag.econ.145977
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().