Ampliando o Conceito de Rastreabilidade: Em Busca de Sustentabilidade nas Cadeias Produtivas
Luciano Barin Cruz,
Natalia Aguilar Delgado,
Heron Sergio Moreira Begnis and
Eugenio Avila Pedrozo
No 146380, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Atualmente, já se fala em rastreabilidade e certificação como alternativas para que as cadeias produtivas atendam as exigências de segurança do alimento, colocadas pelo mercado e pelo consumidor. Ao praticarem a rastreabilidade, as empresas conseguem controlar os diversos elos da cadeia produtiva, para que o produto final chegue ao consumidor de forma segura. Do ponto de vista do consumidor, este se sente mais seguro, pois tem a certeza de que terá um alimento com garantia de sanidade e de qualidade. Do ponto de vista das empresas, estas mantêm sua lucratividade e passam a ter um controle mais rigoroso de todo o processo ao longo da cadeia produtiva. Analisando a lógica que está por trás da aplicação da rastreabilidade, atualmente, percebe-se que o foco está no aumento de competitividade. Na verdade, se os atores de uma cadeia produtiva não entenderem que precisam se ajustar a estas regras, eles estão fadados a perder mercado. Ou seja, os atores cooperam para que possam se manter competitivos no mercado. Porém, diante de todos os problemas que se verificam atualmente, do ponto de vista social e ambiental, será que a rastreabilidade deveria permanecer restrita a uma estratégia empresarial de aumento de competitividade? Será que este conceito não deveria ser ampliado de forma a considerar estes problemas? Diante destas questões, este artigo objetiva ampliar a compreensão do conceito de rastreabilidade, a partir da constatação de que esta prática pode e deve ampliar a responsabilidade das empresas quando se pensa em cadeias produtivas orientadas para a sustentabilidade. Assim, o artigo estrutura-se a partir da discussão de alguns conceitos sobre cooperação e a coopetição em cadeias produtivas, estratégias orientadas para a sustentabilidade e rastreabilidade. Por fim, são apresentadas algumas relações entre estes conceitos e proposições, além das considerações finais, apontando para oportunidades de futuras pesquisas.
Keywords: Environmental Economics and Policy; Marketing (search for similar items in EconPapers)
Pages: 18
Date: 2006
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/146380/files/314.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:146380
DOI: 10.22004/ag.econ.146380
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().