A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE CITRICULTORES E INDÚSTRIAS PROCESSADORAS DE SUCO NA FORMAÇÃO DOS PREÇOS E SUA EXPRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO SETORIAL
Marie Anne Najm Chalita
No 146407, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar as relações comerciais entre citricultores e indústria processadora do suco de laranja concentrado e congelado (SLCC) como mediações significativas da estrutura social no estabelecimento dos preços das frutas. Estas relações comerciais são relações de força que determinam a direção central do desenvolvimento setorial enquanto expressão dos interesses hegemônicos compartilhados entre as partes. A análise, a partir da década de 1970, dos conflitos em torno das bases contratuais de venda das frutas que afetam a definição do preço das frutas a ser pago pela indústria e, portanto, as margens de remuneração dos produtores, mostra o importante papel que eles têm na definição e evolução do padrão de estruturação do mercado. Estes conflitos mudam de natureza: de um forte antagonismo para a constituição de um consenso relativo em torno de uma representação sobre os pressupostos da competitividade e, finalmente, para a atual fragmentação do mercado baseada na formação de nichos privilegiados e privativos de comercialização das frutas. Paralelamente, verificam-se mudanças no complexo aparato institucional composto por sindicatos e associações civis, e defensores de distintas concepções de desenvolvimento da citricultura, aparato que tem sua ação política progressivamente fragilizada, ao longo do processo de desregulamentação da intervenção pública no setor.
Keywords: Crop Production/Industries; Demand and Price Analysis (search for similar items in EconPapers)
Pages: 24
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/146407/files/345.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:146407
DOI: 10.22004/ag.econ.146407
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().