Análise da política de assentamentos rurais no estado do Rio de Janeiro: o caso do assentamento Associação Mutirão da Conquista – Valença / RJ
Danielle Barbosa da Silva De Oliveira and
Glaucio Jose Marafon
No 146469, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
A temática da reforma agrária tornou-se alvo de inúmeros estudos e debates ao longo dos últimos anos. Este debate está presente no cenário político brasileiro, de maneira bastante intensa ao longo de toda a história, aparecendo, no entanto, com contornos e representações diferentes. O debate sobre a reforma agrária encontra-se cada vez mais acirrado no Brasil, porém, a melhor maneira de se realizar a reforma agrária, é hoje, um grande desafio tanto para aqueles que estão diretamente ligados ao processo de luta pela terra, quanto para os estudiosos do assunto. Analisar a questão, levando em consideração as inúmeras transformações sofridas pela agricultura, bem como situar o tema na atualidade, sem deixar de lado todo o histórico da luta pela terra no Brasil e a grande dimensão territorial do país, torna o tema cada vez mais complexo. Entender como o estado do Rio de Janeiro encontra-se inserido em todo esse movimento em prol da reforma agrária, desperta interesses, uma vez que este apresenta características peculiares como a intensa metropolização e urbanização, que podem se tornar entraves a uma política de reforma agrária. O estado do Rio de Janeiro possui variados projetos de assentamentos de responsabilidades distintas, sendo alguns criados pelo governo estadual (ITERJ) e outros originários da ação do governo federal (INCRA). Desta forma, procuramos entender o papel diferentes órgãos governamentais enquanto realizadores de uma política de reforma agrária, tendo como estudo de caso o Assentamento Associação Mutirão da Conquista, que se localiza no município de Valença, na Região do Médio Vale do Paraíba Fluminense. Assim, entendemos que o debate sobre a reforma agrária deve estar associado à discussão a respeito de soluções para se construir uma sociedade mais justa e democrática. Para tanto, torna-se necessário repensar a reforma agrária para que esta volte a ser analisada enquanto política de combate às desigualdades no meio rural.
Keywords: Community/Rural/Urban; Development (search for similar items in EconPapers)
Pages: 20
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/146469/files/352.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:146469
DOI: 10.22004/ag.econ.146469
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().