EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS BRASILEIRAS E O ACORDO MERCOSUL-UNIÃO EUROPÉIA
Ricardo Luis Chaves Feijo
No 146605, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades de expansão das exportações agrícolas do Brasil para a União Européia (UE) estimuladas pelo rebaixamento de barreiras protecionistas deste mercado no contexto das negociações do Acordo Mercosul-União Européia. Em especial, analisa-se o comportamento das exportações de alguns produtos em que a agricultura familiar brasileira participa da oferta. Por meio de exercício de simulação em cenários com redução de alíquotas, a pesquisa explora possíveis vantagens que a agricultura nacional poderá angariar para si com as negociações em curso. Por fim, discute brevemente os benéficos da liberalização comercial com a União Européia para a agricultura familiar no Brasil.
Keywords: Agribusiness; Agricultural and Food Policy; Farm Management; International Development (search for similar items in EconPapers)
Pages: 21
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/146605/files/375.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:146605
DOI: 10.22004/ag.econ.146605
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().