POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO FAMILIAR NO BRASIL: O CASO RECENTE DO PRONAF
Lauro Francisco Mattei
No 146633, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O trabalho faz uma análise da evolução do crédito destinado aos agricultores familiares atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) no Brasil, resgatando a concepção, objetivos, principais instrumentos operacionais e mudanças institucionais recentes do programa. A análise dos indicadores de expansão do crédito é dividida em duas fases distintas : a primeira diz respeito ao período que vai do início do Pronaf até 1999. A partir deste ano o público beneficiário passou a ser diferenciado pelo nível de renda bruta das unidades familiares de produção. Assim, a segunda fase engloba as safras agrícolas subseqüentes a 1999 até 2005, último ano com informações disponíveis. Dentre as principais conclusões do estudo, destaca-se que o programa continua concentrado na região Sul do país e, em termos dos grupos beneficiários, prevalece uma concentração dos recursos nos grupos C e D, que são considerados os agricultores mais bem posicionados no sistema agropecuário familiar brasileiro.
Keywords: Community/Rural/Urban Development; Farm Management (search for similar items in EconPapers)
Pages: 20
Date: 2006
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/146633/files/421.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:146633
DOI: 10.22004/ag.econ.146633
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().