CUSTOS AMBIENTAIS DA PRODUÇÃO DA SOJA EM ÁREAS DE EXPANSÃO RECENTE NOS CERRADOS BRASILEIROS – O CASO DE PEDRO AFONSO - TO
Waldecy Rodrigues () and
Gislane Ferreira Barbosa
No 147384, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Na década de 90, com o aumento do preço da soja no mercado internacional e a ocupação de áreas produtoras tradicionais, outras glebas nos Cerrados foram intensivamente incorporadas para a produção de soja, com destaque para Luís Eduardo Magalhães – BA, Balsas – MA e Pedro Afonso – TO. Essa expansão pode significar a ampliação de impactos ambientais nos solos, nos recursos hídricos, na biodiversidade e nas condições de equilíbrio ecológico dos Cerrados. O estudo valora economicamente, através do Método Custo-Reposição (MCR), os impactos ambientais de tecnologias de plantio de soja em região de expansão recente nos Cerrados, tendo como estudo de caso o município de Pedro Afonso - TO. Na região específica do estudo os custos ambientais anuais da produção da soja foram estimados em R$ 82.726,84. Porém, a adoção progressiva de mais produtores ao plantio direto pode reduzir este valor para R$ 22.476,17 ao ano.
Keywords: Environmental; Economics; and; Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 15
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/147384/files/472.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:147384
DOI: 10.22004/ag.econ.147384
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().