HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ADMINISTRADORES DA COOPERATIVA MISTA DOS PRODUTORES RURAIS DO SUDESTE GOIANO
Milton Bernardes Ferreira,
Marcio Roberto Palhares Nami and
Ana Alice Vilas Boas
No 147385, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
A complexidade das transformações geradas neste início de século aponta para a tomada de ações inovadoras e para a necessidade de novas habilidades e competências para os gestores nos diversos setores da economia. Por isso, o cooperativismo pode ser visto como um exemplo, se não para solucionar, pelo menos amenizar problemas do setor produtivo agropecuário, dando mais segurança e tranqüilidade aos produtores. Assim sendo, o sucesso do cooperativismo demanda profissionais competentes e capacitados para se estabelecer como uma alternativa de desenvolvimento sócio-econômico. Portanto, este estudo visa identificar as habilidades e competências dos administradores de cooperativas e compará-las às habilidades dos administradores apontadas por uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração – CFA, que teve como público alvo administradores de empresas do setor industrial, comercial e de serviços. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, através da aplicação de um questionário e entrevistas informais, junto às pessoas que possuem poder de decisão dentro da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda – COMIGO. O que permitiu identificar o perfil dos mesmos, descrever as suas principais habilidades e competências e depois realizar a comparação citada através do uso do Teste Qui-quadrado. Como resultado, observou-se que relacionamento pessoal, capacidade de assumir risco, motivação pessoal, capacidade de negociação, honestidade, tomada de decisão e responsabilidade foram as habilidades que apresentaram os maiores escores no teste Qui-quadrado, mostrando que estas variáveis são mais importantes para os administradores da COMIGO, do que para os administradores de empresas comerciais e industriais pesquisados pelo CFA. Em suma, pode-se afirmar que o administrador competente deve ter capacidade de assumir riscos, mesmo atuando em uma cooperativa. Assim sendo, a motivação pessoal e profissional para superar estes riscos e a habilidade de negociação também devem estar presentes na bagagem dos administradores eficazes.
Keywords: Community/Rural/Urban Development; Industrial Organization; Labor and Human Capital; Production Economics (search for similar items in EconPapers)
Pages: 16
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/147385/files/473.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:147385
DOI: 10.22004/ag.econ.147385
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().