EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

CONTROLE DO PERIGO AVIÁRIO CAUSADO POR AVES COM ADOÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS

Jose Antonio Pessoa Neto, Elizabeth Regina Tscha and Manoel Xavier Pedrosa Filho

No 148057, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as medidas mitigadoras do perigo aviário voltadas para o controle e redução do risco de acidentes aeronáutico provocado por colisão de aeronaves com urubus na área do entorno dos Aeroportos Brasileiros. A metodologia utilizada caracteriza-se como teórico-empírico e descritiva. Os dados primários forma coletados junto a INFRAERO e os secundários foram coletados em publicações referentes ao temo como também junto a OACI (ORGANIZATION AVIATION CIVIL INTERNATIONAL), CENIPA e FAA. Foram detalhados as os principais métodos de controles utilizados pelo sistema de aviação e as principais causas dos acidentes aviários. É notório o potencial atrativo de aves para os locais usados como depósito final de resíduos sólidos urbanos, sendo que, não raramente, os mesmos são implantados dentro de uma Área de Segurança Aeroportuária – ASA. A natureza e magnitude deste tipo de problema enfrentado por aeroportos dependem de muitos fatores como o tipo e volume do tráfego aéreo, das populações de fauna silvestre local e migratória, das condições de habitat na área. A fauna silvestre é atraída para um aeroporto devido à alimentação, água e abrigo. A maioria das colisões de aeronaves, com aves ocorre nas imediações dos aeroportos, sendo que 78% dá-se abaixo de 1.000 pés AGL (acima do nível do solo). Destas, 35% ocorrem durante as decolagens e subidas, e 49% durante as aproximações e pousos (FAA, Manual de Manejo de Aves, 1999). Devido à ocupação antrópica do entorno dos aeroportos e às deficiências na coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos dos municípios, há abundante oferta de material orgânico em lixões - vazadouros de lixo a céu aberto. Os lixões atraem para os seus arredores maciças quantidades de urubus-da-cabeça-preta (Coragyps atratus), objeto deste trabalho.

Keywords: Risk; and; Uncertainty (search for similar items in EconPapers)
Pages: 17
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148057/files/585.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148057

DOI: 10.22004/ag.econ.148057

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:148057