FATORES INTERNOS QUE LEVARAM A ALTERAÇÃO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA
Luciano Eduardo Morello Polaquini
No 148128, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Esse texto apresenta dos dois mecanismos implementados pelo governo federal na busca de favorecer a abertura de novos mercados para a produção de carne bovina brasileira, destaca-se a formação do Mercosul e a adoção da rastreabilidade. Busca-se com isto evidenciar que os investimentos realizados na década de 1970 e a abertura comercial, alteraram o sistema de produção brasileiro, bem como a forma de comercialização no setor de bovinocultura de corte. A base de dados é composta por levantamentos censitários do IBGE e Anuários Estatísticos do Crédito Rural Brasileiro. Como conseqüência da alteração dos indicadores de produção na bovinocultura de corte a partir da década de 1970, ocorre uma mudança de estratégia de comercialização, evidenciando que os processos desencadeados pelo governo federal, como o Mercosul e a rastreabilidade produziram novas dinâmicas no setor de carne bovina brasileira. Toda esta alteração no processo de produção e comercialização culminou por elevar o consumo interno e a exportação de carne bovina.
Keywords: International Relations/Trade; Livestock Production/Industries (search for similar items in EconPapers)
Pages: 10
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148128/files/612.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148128
DOI: 10.22004/ag.econ.148128
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().