EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A PLURIATIVIDADE NO NORDESTE E NO SUL DO BRASIL

Carlos Alves Nascimento

No 148139, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: Apoiado nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios o artigo procura contribuir com o debate sobre a pluriatividade mostrando que, no Brasil, o número de famílias rurais pluriativas tende a crescer em regiões pobres (caso do Nordeste), ao contrário do que ocorre em regiões que passaram por processos de modernização tecnológica na agricultura e de industrialização difusa configurando uma rede urbana mais dinâmica (caso da região Sul). Por esta razão, ao contrário do que se poderia pensar, o crescimento da pluriatividade em áreas rurais de uma determinada região acha-se associado muito mais à presença de entornos pobres do que à existência de entornos com melhores oportunidades de ocupação não agrícola. No Nordeste a pluriatividade entre as famílias conta-próprias pobres não consegue reverter a combinação ‘proletarização com empobrecimento’ em ‘proletarização com superação do empobrecimento’. No Sul as famílias de conta-próprias agrícolas e pluriativas estão se proletarizando completamente ao se converterem, ano a ano, em famílias assalariadas agrícolas ou não agrícolas.

Keywords: Agribusiness; Farm Management (search for similar items in EconPapers)
Pages: 28
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148139/files/631.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148139

DOI: 10.22004/ag.econ.148139

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:148139