SÍNTESE TEÓRICA DA CREDIBILIDADE E CONSISTÊNCIA DA POLÍTICA MONETÁRIA E SEUS CUSTOS EM TERMOS DE DESEMPREGO NO BRASIL
Claudiney Guimaraes Ribeiro,
Maria Aparecida Silva Oliveira and
Ivis Bento De Lima
No 148312, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Este trabalho apresenta uma síntese teórica sobre a credibilidade e consistência da política monetária, buscando estimar os custos da tentativa de manter a credibilidade dessa no governo Lula, em termos de variações na taxa de desemprego. Para isso, usou-se a Lei de Okun e estimativas da taxa de desemprego não aceleradora da inflação (TDNAI). A partir da TDNAI estimada foi simulado um cenário alternativo de acordo com as metas inflacionárias estabelecidas pelas autoridades monetárias brasileiras para 2005. Dos resultados estimados foi possível concluir que a meta da inflação para 2005, estabelecida pelo Banco Central em 4,5%, não será cumprida e que a política monetária no Brasil tem baixa credibilidade, revertida em custos elevados em termos de desemprego – cerca de 0,85 pontos percentuais de desemprego para cada 1 ponto percentual de redução da inflação, conforme taxa de sacrifício estimada.
Keywords: Agricultural and Food Policy; Financial Economics; Labor and Human Capital (search for similar items in EconPapers)
Pages: 12
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148312/files/742.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148312
DOI: 10.22004/ag.econ.148312
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().