EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

VALORAÇÃO MONETÁRIA DE BENEFÍCIOS AMBIENTAIS: O CASO DO TURISMO NO LITORAL DO MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS – ESTADO DA BAHIA

Carla Regina Ferreira Freire, Francisco Filho Casimiro and Gilberto de Souza Guimaraes

No 148441, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: Este artigo tem por objetivo estimar a função de demanda por turismo das praias no município de Canavieiras, Estado da Bahia, bem como o valor recreacional das mesmas, que permitirá fazer uma estimativa dos benefícios do turismo nessa área. A estimativa dos parâmetros da equação de demanda por turismo no município de Canavieiras foi realizada através da técnica da regressão linear múltipla. Para estimar os benefícios utilizou-se o método do custo de viagem. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa para coleta de dados compreendem o processo não probabilístico simples, ou seja, o critério de exaustão para amostragem. A pesquisa foi feita através de questionários aplicados aos turistas do município de Canavieiras, no período de 10 a 15 de fevereiro de 2004, que se encontravam nas praias. De cada família, apenas uma pessoa foi entrevistada, no total foram aplicados 163 questionários, sendo que apenas 140 apresentaram consistência para estimar a função de demanda. Os resultados empíricos mostraram que a quantidade de dias que os turistas permanecem na praia é positivamente relacionada com os custos de transporte por viagem e inversamente relacionada com os custos incorridos no local de recreação (custos de viagem). Integrando a curva de demanda estimada em relação aos custos de viagem, chegou-se a um excedente do consumidor de aproximadamente R$ 872,71 por dia por turista. Como a extensão do litoral é de 50 km, pode-se concluir que o valor do turismo de um quilômetro de praia é de R$ 17,45 por dia por turista. Pode-se concluir que as praias do litoral de Canavieiras são importante fonte de geração de benefícios ambientais para a sociedade brasileira e que por isso devem ser conservadas. Dessa forma, por se tratar de um recurso ambiental, e que possui características de bens públicos, devem ser fornecidas (conservadas) pelo poder público.

Keywords: Environmental Economics and Policy; Financial Economics; International Development (search for similar items in EconPapers)
Pages: 12
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148441/files/756.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148441

DOI: 10.22004/ag.econ.148441

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:148441