O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO E SEUS EFEITOS EM COMUNIDADES RECEPTORAS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CARRANCAS-MG
Bruno Martins Augusto Gomes,
Marcelo Márcio Romaniello,
Marcelo Alexandre Correia Silva and
Antônio Carlos Dos Santos
No 148484, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O turismo nos moldes em que se apresenta atualmente vem despertando um crescente interesse da sociedade desde o século XIX. Porém, apenas no século XX, com os avanços tecnológicos que a atividade se consolidou. Com o crescimento no número de pessoas viajando a lazer no século passado, pesquisadores interessados no fenômeno passaram a refletir sobre seus efeitos não só econômicos, como também sociais, ecológicos e culturais. Fundamentando-se nestas abordagens teóricas que enfatizam não apenas os efeitos econômicos do turismo, mas o compreende de maneira sistêmica, esse trabalho busca analisar as influências do turismo em comunidades receptoras. Para tanto foi feita uma revisão de literatura sobre o tema e em seguida buscou-se identificar esses efeitos através de um estudo de caso no município de Carrancas, sul de Minas Gerais. Pode-se constatar que o turismo traz uma série de efeitos para a comunidade receptora, porém de acordo com o estágio de evolução da atividade estes efeitos não são percebidos por esta. Constatou-se também que ao aplicar as proposições teóricas em uma determinada realidade é possível identificar nesta,indicadores que sinalizam o estágio de desenvolvimento da atividade e conseqüentemente os efeitos que ela está gerando ou que tende a gerar.
Keywords: Community/Rural/Urban Development; Research and Development/Tech Change/Emerging Technologies (search for similar items in EconPapers)
Pages: 18
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148484/files/793.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148484
DOI: 10.22004/ag.econ.148484
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().