UMA INTERPRETAÇÃO POLÍTICA DA INTRODUÇÃO DA SOJA NO CERRADO DE MATO GROSSO
Jose Manuel Carvalho Marta and
Adriano Figueiredo
No 148633, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O artigo questiona alguns elementos convencionais de análise na literatura econômica rural e no senso comum dos técnicos e procura explicar a entrada e expansão da soja em mato grosso à parte da questão preços x quantidades de insumos e produtos. Fundamentalmente propõe na discussão, a identificação de alguns elementos da modernização do campo, como pré-condição do processo de migração dos agricultores do sul do país para mato grosso. Também procura mostrar como os agricultores produtores da soja se tornaram reféns do sistema internacional de preços e insumos modernos, além, naturalmente do sistema financeiro. Indica que o sojicultor se tornou refém do capital agroindustrial, do mercado e de suas instituições. Indica-se inicialmente que a introdução da soja foi provocada por políticas governamentais em conjunto com ações de empresas comerciais que se beneficiam do processo.
Keywords: Agribusiness; Agricultural and Food Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 14
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148633/files/949.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148633
DOI: 10.22004/ag.econ.148633
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().