CUSTO E RENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE JUVENIS DE PACU PIARACTUS MESOPOTAMICUS, PIUAÇU LEPORINUS SP. E CURIMBA PROCHILODUS LINEATUS: ESTUDO DE CASO
Adriana Fernandes Adriana,
Maria Celia Portella and
Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins
No 148724, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Devido à carência de estudos econômicos na área de piscicultura é que esse trabalho tem por objetivos: (1) fazer análise econômica de um estudo de caso em um sistema de criação de juvenis de três espécies de peixe, pacu Piaractus mesopotamicus, piuaçu Leporinus ssp. e curimba Prochilodus lineatus; (2) verificar qual taxa de sobrevivência necessária para autosustentação econômica do sistema. Os dados para este trabalho foram obtidos durante as safras de 2001/2002 e 2002/2003, que compreendem o período de setembro a agosto, em uma piscicultura instalada no interior do Mato Grosso do Sul, especializada em criação de larvas e juvenis de nove espécies de peixes. Para análise econômica da criação de juvenis foram coletados dados dos investimentos realizados na piscicultura com: infra-estrutura, equipamentos e materiais. Com base nas informações detalhadas da tecnologia de criação e, a partir das operações realizadas, foram determinados os desembolsos. O custo de produção foi obtido através de duas metodologias, custo total e custo operacional. No primeiro, os itens de custo são classificados em custos fixos e variáveis e, no segundo, em custos operacional efetivo e outros custos. A receita bruta foi obtida através da quantidade de juvenis comercializada, por espécie e por safra estudada, e do preço médio de venda que foi determinado através da média ponderada dos preços em função do tamanho e da espécie, de acordo com os preços praticados na propriedade. Através dos resultados dos indicadores econômicos das espécies de juvenis, pode-se verificar que na safra de 2001/02 o pacu apresentou maior RB e lucro negativo, devido ao maior CTP , menor tamanho e, conseqüentemente, menor valor de mercado. Na safra de 2002/03 a melhor RB, RL e L foram obtidos para o piauçu, devido ao menor custo total médio obtido e maior preço e quantidade comercializada. A curimba foi a espécie que apresentou os piores resultados, apresentando RL e L negativo nas duas safras estudadas.
Keywords: Livestock; Production/Industries (search for similar items in EconPapers)
Pages: 17
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148724/files/965.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148724
DOI: 10.22004/ag.econ.148724
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().