EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

EMPREGO RURAL NA FRUTICULTURA PARAIBANA NO PERÍODO 1990-2003

Ana Paula Lopes de Souza, Guilherme de Albuquerque Cavalcanti and Marcia Batista Fonseca

No 149231, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: A fruticultura movimenta no Brasil um PIB de US$ 1,5 bilhão, ocupando uma área de 2,6 milhões de hectares, equivalente a 5% da área cultivada, onde são gerados 4 milhões de empregos e no estado da Paraíba caracteriza-se como uma importante alternativa na geração de emprego e renda. A literatura existente sobre a fruticultura no estado revela que há poucos estudos sobre o emprego da mão-de-obra na produção de frutas, principalmente no que diz respeito a informações estatísticas que revelem a evolução do emprego gerado pela fruticultura da Paraíba. Desta forma, a preocupação desse trabalho de pesquisa é contribuir para o preenchimento desta lacuna através da discrição da situação geral do emprego em algumas importantes fruteiras cultivadas internamente. Serão utilizadas como referencial de estudo as frutas de maior importância para a economia paraibana entre 1990 e 2003, quais sejam: abacaxi, banana, coco-da-baía, laranja, mamão e manga. O objetivo deste estudo é estimar o número de empregos gerado na produção de frutas na Paraíba, destacando sua evolução recente e a justificativa para este estudo encontra-se no fato de que este esforço de pesquisa contribui para conhecer aspectos do emprego na fruticultura do Estado. A estimação é feita com base em dados secundários junto ao IBGE e ao BNB. O marco teórico tem como referencial de estudo teorias que versem sobre o mercado de trabalho. Os resultados indicam que dentre as frutas estudadas a maior demanda de empregos/ano encontra-se nas lavouras de banana, coco-da-baía e abacaxi, respectivamente, em função de possuírem uma área colhida relativamente elevada. Percebe-se ainda que fatores sazonais, como a seca e institucionais, como a cobrança do ICMS provocam redução no nível de emprego. Conclui-se que a fruticultura paraibana foi responsável, em média, entre 1990-2003, pela geração de 66.099 empregos/ano, revelandose como uma atividade de grande importância social e econômica para o Estado.

Keywords: Community/Rural/Urban Development; Labor and Human Capital (search for similar items in EconPapers)
Pages: 17
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149231/files/1070.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149231

DOI: 10.22004/ag.econ.149231

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:149231