EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

PANORAMA COMPETITIVO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, LOGÍSTICA DE TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE CARTAGENA

José Eustáquio Vieira Filho, Izaias Carvalho Borges and José Maria Ferreira Jardim da Silveira

No 149570, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama competitivo do agronegócio brasileiro (questões logísticas) diante da implementação do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (PC). Em termos gerais, tal protocolo contribui para que o fluxo transfronteiriço de Organismos Vivos Modificados (OVMs) seja transparente, visando medidas de segurança de proteção ao meio ambiente e levando em conta os riscos à saúde humana. No presente estudo, tem-se a confirmação de que, para os países exportadores, a escolha da identificação da carga com OVM em “pode conter” ou “contém” é de fundamental importância, já que tal decisão poderá acarretar custos extras, além aumentar de forma imprevisível os custos de transação, principalmente na interface entre portos do país exportador e importador. Não há, em contrapartida, evidências claras de que a expressão “contém” garanta benefícios correspondentes, que possam ser captados pelas partes envolvidas (produtores, intermediários e consumidores), assim como o cumprimento dos objetivos do Protocolo.

Keywords: Agribusiness; Agricultural and Food Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 21
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (1)

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149570/files/1188.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149570

DOI: 10.22004/ag.econ.149570

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:149570