Acumulação de capital e crescimento económico em Portugal: 1910-2000
Miguel de Freitas ()
No 20, Working Papers de Economia (Economics Working Papers) from Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro
Abstract:
Neste artigo, procuramos descrever a evolução do stock de capital físico em Portugal ao longo do Século XX, tendo em conta alguns dos seus determinantes, nomeadamente, a envolvente económica e institucional, a propensão a poupar e os preços relativos. Os cálculos efectuados revelam algumas inconsistências entre as séries estatísticas disponíveis. Confrontando a evolução da dotação relativa capital-físico/capital humano em Portugal com a verificada em outros países da OCDE, argumentamos que, não obstante na segunda metade do século XX Portugal ter registado uma taxa de investimento muito elevada, tal não terá resultado em acumulação excessiva de capital.
Pages: 37 pages
Date: 2004-07
New Economics Papers: this item is included in nep-his
References: Add references at CitEc
Citations:
Forthcoming in Lains, P. e Silva, A. (eds), História Económica de Portugal, Vol II, Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
Downloads: (external link)
https://www.ua.pt/egi/ReadObject.aspx?obj=11005 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (https://www.ua.pt/egi/ReadObject.aspx?obj=11005 [302 Moved Temporarily]--> https://api-portal.ua.pt/api/v1/file/11005)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ave:wpaper:202004
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers de Economia (Economics Working Papers) from Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Marta Ferreira Dias ().