EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Instituições e organizações:o caso do agroturismo em Venda Nova do Imigrante -ES

Jasan Mageski Alves, Marcelo Pagliarussi and André Carlos Aquino ()

No 11, Fucape Working Papers from Fucape Business School

Abstract: O presente estudo teve o objetivo de ampliar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento das atividades econômicas associadas ao agroturismo. Os estudos anteriores, focando diferentes contextos regionais e nacionais, voltaram-se para a compreensão da dinâmica desse desenvolvimento, com foco na identificação de aspectos relacionados com o maior ou menor crescimento do setor. A exposição desses aspectos deixa em aberto a dinâmica que os envolve e sua inserção nos contextos regionais nos quais se manifestam. No sentido de ampliar a compreensão sobre essa dinâmica, este artigo buscou aporte teórico nas contribuições da chamada Nova Economia Institucional. De maneira mais específica, os principais conceitos trazidos à discussão são: (a) as instituições como fontes de restrição e capacitação das ações humanas (NORTH, 1990, 2005); (b) as instituições como provedoras de enforcement e poder coercivo (AOKI, 2001; GREIF, 2005); (c) os conceitos de path-dependence e (d) mudança incremental, fundamentais para o entendimento dos processos de mudança institucional (AOKI, 2001; NORTH, 1990, 2005). A escolha do locus do estudo de caso se justifica pelo Estado do Espírito Santo ser apontado como um dos pioneiros na implantação da atividade de agroturismo no Brasil (PIN e CARNIELLI, 2007). Como resultado, a partir das articulações teóricas e empíricas realizadas, o presente estudo indica que o agroturismo se iniciou em Venda Nova do Imigrante em um contexto institucional caracterizado pela existência de transações personalizadas, com baixos custos de transação e pouca eficiência na produção de bens e serviços. Atualmente, as evidências permitem sugerir a existência de um processo de transição ainda não concluído, pois há uma tensão entre as regras formais, recentemente alteradas, e as tradições culturais com raízes na colonização italiana, que ainda persistem. Length: 24

Keywords: Nova Economia Institucional; Mudança institucional; Agroturismo. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2008-12
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Published in Fucape Working Papers Março 2009

Downloads: (external link)
http://www.fucape.br/_public/workingpapers/11-2008.pdf Primeira Versão, 2008 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fucape.br/_public/workingpapers/11-2008.pdf [301 Moved Permanently]--> https://www.fucape.br/_public/workingpapers/11-2008.pdf [301 Moved Permanently]--> https://fucape.br/_public/workingpapers/11-2008.pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:bbz:fcpwps:11

Access Statistics for this paper

More papers in Fucape Working Papers from Fucape Business School Fucape Business School Brazilian Business Review Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista CEP 29075-505 Vitória-ES. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Adriana Gasparino ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-27
Handle: RePEc:bbz:fcpwps:11