EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A Estratégia como Prática Social: o pensar e o agir no Programa Terra Mais Igual em Vitória-ES

Isabel Cristina Sampaio, Graziela Fortunato and Sergio Bastos
Additional contact information
Sergio Bastos: PUC-RJ

No 26, Fucape Working Papers from Fucape Business School

Abstract: Este artigo tem como objetivo de compreender o processo de articulação das práticas exercidas pelos sujeitos organizacionais das administrações públicas em suas formas de fazer estratégia. Para alcançar este objetivo foi utilizada como referência a abordagem da estratégia como prática social. Na perspectiva da prática, o objeto de estudo é na micro atividade, no que as pessoas fazem. Nessa abordagem, os estudos se concentram nos sujeitos organizacionais e suas inter-relações, remetendo a estratégia para uma abordagem com foco na prática social. Em face dessa característica, para apoiar a investigação na descrição das práticas sociais do fazer estratégia dos sujeitos organizacionais, foi utilizada a concepção de Certeau (1994) sobre as interações cotidianas e auxiliam a compreender as maneiras de fazer a estratégia nas organizações. Para realizar a pesquisa foi escolhido o estudo de caso em uma organização pública, a Poligonal 2 do Programa Terra Mais Igual da Prefeitura de Vitória/ES. Os resultados obtidos revelaram cinco práticas sociais que compõem o fazer estratégia do Programa Terra Mais Igual. Estas práticas apresentam sutilezas nas suas formas de tomar decisões, socializar pessoas, controlar as metas, comunicar, negociar, administrar conflitos e aprender das equipes que atuam na Poligonal 2. Foi possível identificar também uma visão positiva dos profissionais e das lideranças comunitárias sobre os resultados que vêem sendo obtidos no dia a dia do Programa em função da participação comunitária adotada como base de suas ações.

Keywords: Estratégia; fazer estratégia; interação; interpretação; construção; reconstrução social. (search for similar items in EconPapers)
Pages: 18
Date: 2010-12
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Published in Fucape Working Papers Dezembro 2010

Downloads: (external link)
http://www.fucape.br/_public/workingpapers/26-2010.pdf Primeira Versão, 2010 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fucape.br/_public/workingpapers/26-2010.pdf [301 Moved Permanently]--> https://www.fucape.br/_public/workingpapers/26-2010.pdf [301 Moved Permanently]--> https://fucape.br/_public/workingpapers/26-2010.pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:bbz:fcpwps:26

Access Statistics for this paper

More papers in Fucape Working Papers from Fucape Business School Fucape Business School Brazilian Business Review Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista CEP 29075-505 Vitória-ES. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Adriana Gasparino ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-14
Handle: RePEc:bbz:fcpwps:26