EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A Gestão estratégica como alavancadora de mudanças:possibilidade ou ilusão?

Sergio A P Bastos and Graziela Fortunato
Additional contact information
Sergio A P Bastos: PUC-RJ

No 29, Fucape Working Papers from Fucape Business School

Abstract: O dominante paradigma funcionalista enraiza-se cada vez mais nos indivíduos e nas organizações. No entanto, a ciência positivista, a tecnologia dela resultante e sua aplicação empresarial não têm conseguido aumentar, na mesma proporção, o bem-estar da humanidade. Destaca-se a necessidade de mudanças transformadoras e o papel central das organizações e de seus gestores como protagonistas para a solução dos desequilíbrios sociais e ambientais que estão levando a uma situação de risco da vida humana na Terra. Defende-se, também, que se há meios de mudar as organizações, isso tem que necessariamente passar pelo nível estratégico e, consequentemente, pelo seu aparelho da prática administrativa, a gestão estratégica. Caso incorpore valores e pressupostos ecológicos e humanistas, a gestão estratégica pode ser a alavancadora das mudanças necessárias às organizações para lidar com as incertezas e complexidades do mundo contemporâneo. Para isso, são propostas posturas de uma gestão estratégica renovada a ser objeto de desenvolvimento teórico e de pesquisa empírica futura.

Pages: 17
Date: 2011-11
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Published in Fucape Working Papers Dezembro 2011

Downloads: (external link)
http://www.fucape.br/_public/workingpapers/29-2011.pdf Primeira Versão, 2011 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fucape.br/_public/workingpapers/29-2011.pdf [301 Moved Permanently]--> https://www.fucape.br/_public/workingpapers/29-2011.pdf [301 Moved Permanently]--> https://fucape.br/_public/workingpapers/29-2011.pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:bbz:fcpwps:29

Access Statistics for this paper

More papers in Fucape Working Papers from Fucape Business School Fucape Business School Brazilian Business Review Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista CEP 29075-505 Vitória-ES. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Adriana Gasparino ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-14
Handle: RePEc:bbz:fcpwps:29