EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A Influência da regulação do pré-sal no valor de mercado da Petrobrás

Arilton Teixeira (), Cláudio Bezerra de Mello and Graziela Fortunato

No 36, Fucape Working Papers from Fucape Business School

Abstract: Com a descoberta de petróleo na camada de pré-sal, em setembro de 2008, as reservas brasileiras passaram de 14 bilhões para 33 bilhões de barris, impulsionando mudanças na legislação do petróleo. Em agosto de 2008, foram enviados quatro projetos de lei ao congresso nacional que mudaram o modelo de regulação anterior. O envio dos quatro projetos ao congresso pode ter ocasionado uma queda no preço das ações da empresa devido ao aumento do risco na mudança de regime de exploração de petróleo. Este artigo visa mensurar os impactos da nova regulação do petróleo e a mudança do modelo de concessão sobre o valor de mercado das ações da Petrobras. Para esta análise, foi usada regressão múltipla entre a razão dos preços das ações da Vale e da Petrobras e a razão entre as commodities dessas empresas com defasagens, entre 2000 a 2010. Em seguida, foram realizados testes para identificar a quebra estrutural do comportamento das ações da Petrobras, como o teste de Chow (1960) e Bai e Perron (2003). Os resultados indicam que realmente houve uma quebra estrutural em torno do período de mudança de regulação e uma diferença de recuperação do valor das ações em relação ao mercado, pós crise de 2008. :

Keywords: Quebra estrutural; preço das ações; testes de estabilidade; regulação do petróleo; pré-sal. (search for similar items in EconPapers)
Pages: 16 pages
Date: 2012-11
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Published in Fucape Working Papers Novembro 2012

Downloads: (external link)
http://www.fucape.br/_public/workingpapers/36-2012.pdf Primeira Versão, 2012 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fucape.br/_public/workingpapers/36-2012.pdf [301 Moved Permanently]--> https://www.fucape.br/_public/workingpapers/36-2012.pdf [301 Moved Permanently]--> https://fucape.br/_public/workingpapers/36-2012.pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:bbz:fcpwps:36

Access Statistics for this paper

More papers in Fucape Working Papers from Fucape Business School Fucape Business School Brazilian Business Review Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista CEP 29075-505 Vitória-ES. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Adriana Gasparino ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-14
Handle: RePEc:bbz:fcpwps:36