EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Um Modelo Keynes-Minsky Generalizado de Flutuações Cíclicas

José Luís Oreiro (), Celso Souza, Kelly Guedes and Sergio Souza
Additional contact information
Celso Souza: Aluno do Programa do Doutorado em Economia da Universidade de Brasília.
Kelly Guedes: Aluna do Programa do Doutorado em Economia da Universidade de Brasília.
Sergio Souza: Aluno do Programa do Doutorado em Economia da Universidade de Brasília.

No 337, Working papers - Textos para Discussao do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia from Departamento de Economia da Universidade de Brasilia

Abstract: Este artigo tem por objetivo estender o modelo de flutuações cíclicas desenvolvido por Fazzari, Ferri e Greenberg (2008) por intermédio da incorporação de uma regra de Taylor e de um processo markoviano de formação de bolhas especulativas no valor da riqueza financeira dos consumidores, o qual passa a influenciar a dinâmica do consumo agregado. Essas extensões têm por objetivo não só tornar o modelo em consideração mais compatível com as idéias de Hyman Minsky a respeito da dinâmica financeira dos ciclos econômicos como principalmente avaliar o papel da política monetária e das bolhas especulativas para o fenômeno da persistência das flutuações cíclicas. Nesse contexto, demonstra-se que a introdução da regra de Taylor na estrutura do modelo desenvolvido por FFG tem como efeito a geração de flutuações cíclicas amortecidas para as séries macroeconômicas (crescimento, desemprego, investimento e nível de endividamento); de tal forma que o fenômeno da persistência das flutuações cíclicas não pode ser explicado apenas pela interação entre os efeitos multiplicador e acelerador. Dessa forma, a introdução de um processo markoviano de formação de bolhas especulativas no valor da riqueza financeira – e o impacto das mesmas sobre os gastos de consumo das famílias – é de importância fundamental para a geração de uma dinâmica macroeconômica caracteriza por flutuações persistentes (e irregulares) da taxa de crescimento do produto. A introdução das bolhas especulativas abre também a possibilidade teórica de ocorrência de quedas acentuadas no nível de atividade econômica (recessões) em função do estouro das mesmas e do efeito que a redução súbita do valor do estoque de riqueza financeira tem sobre os gastos de consumo das famílias.

Keywords: Dinâmica Macroeconômica; Flutuações Cíclicas; Hyman Minsky. (search for similar items in EconPapers)
Pages: 45 pages
Date: 2010-11
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://e-groups.unb.br/face/eco/textos/didaticos/WP%20337.pdf First version, 2010 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 500 Can't connect to e-groups.unb.br:80 (No such host is known. )

Related works:
Journal Article: Um Modelo Keynes-Minsky Generalizado de Flutuações Cíclicas (2012) Downloads
Working Paper: UM MODELO KEYNES-MINSKY GENERALIZADO DEFLUTUAÇÕES CÍCLICAS (2011) Downloads
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:brs:wpaper:337

Access Statistics for this paper

More papers in Working papers - Textos para Discussao do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia from Departamento de Economia da Universidade de Brasilia Universidade de Brasília UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte CEP 70910-900, Brasília, Brasil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Póvoa ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:brs:wpaper:337