Convergência para o Equilíbrio no Modelo Keynesiano: algumas considerações
Fabricio Missio and
José Luís Oreiro
No 356, Working papers - Textos para Discussao do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia from Departamento de Economia da Universidade de Brasilia
Abstract:
Este trabalho faz, inicialmente, uma revisão do debate que surgiu após a publicação da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (TG), de Keynes, no que se refere à natureza da posição de equilíbrio assumida pela economia no longo prazo. Na sequência, são apresentados o modelo de Oreiro (1997) e algumas simulações computacionais, sendo incorporados na análise os argumentos apresentados no capítulo 19 da TG. O objetivo é retomar os argumentos de um dos principais debates da história do pensamento econômico, no intuito de demonstrar que a interpretação convencional (síntese neoclássica) é contestável. As conclusões caminham no sentido de mostrar que, quando são considerados na análise os argumentos apresentados por Keynes no referido capítulo da TG, o resultado da síntese neoclássica de convergência e estabilidade do equilíbrio com pleno emprego torna-se altamente questionável. Esse resultado é obtido por intermédio do desenvolvimento de uma estrutura analítica formal com auxílio de simulações computacionais.
Keywords: Síntese Neoclássica; Equilíbrio; Estabilidade; Emprego e Simulações. (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: B13 B22 C02 C62 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 29 pages
Date: 2011-02
New Economics Papers: this item is included in nep-pke
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://vsites.unb.br/face/eco/textos/didaticos/WP%20356.pdf First version, 2011 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 500 Can't connect to vsites.unb.br:80 (No such host is known. )
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:brs:wpaper:356
Access Statistics for this paper
More papers in Working papers - Textos para Discussao do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia from Departamento de Economia da Universidade de Brasilia Universidade de Brasília UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte CEP 70910-900, Brasília, Brasil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Póvoa ( this e-mail address is bad, please contact ).