EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Acumulação de Capital, Metas de Inflação e Política Fiscal num Modelo Kaldoriano

Artur Santos () and José Luís Oreiro ()
Additional contact information
Artur Santos: Departamento de Economia (Department of Economics) Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE) (Faculty of Economics, Administration, Accounting and Information Science) Universidade de Brasília

No 359, Working papers - Textos para Discussao do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia from Departamento de Economia da Universidade de Brasilia

Abstract: o objetivo do presente artigo é analisar a relação entre a política fiscal e a política monetária numa economia que opera sob o regime de metas de inflação e com plena-utilização da capacidade produtiva. Para tanto, iremos apresentar um modelo macrodinâmicoKaldoriano no qual o ajuste entre investimento e poupança é feito por intermédio de variações da participação dos lucros na renda nacional. A inflação resulta do conflito entre capitalistas e trabalhadores pela repartição da renda, de tal forma que um aumento da participação dos lucros induzido pelo acréscimo da taxa de investimento irá levar os trabalhadores a reivindicar aumentos de salário, os quais serão devidamente repassados para os preços, resultando assim numa “espiral preços-salários” e numa taxa de inflação de equilíbrio de curto-prazo, a qual poderá ser maior do que a meta de inflação definida pela autoridade monetária. No longo-prazo, o aumento da taxa de inflação e da participação dos lucros na renda nacional irá induzir ajustes tanto na taxa de juros como no grau desejado de utilização da capacidade produtiva. Uma política fiscal contracionista irá resultar numa redução do valor de equilíbrio de longo-prazo da taxa de juros, com efeito nulo ou levemente negativo sobre o grau de utilização da capacidade produtiva. Já uma política de flexibilização do regime de metas de inflação será compatível tanto com a redução do valor de equilíbrio da taxa de juros como com um aumento (não-desprezível) do grau de utilização da capacidade.

Keywords: Investimento; Taxa de Juros; Inflação; Política Fiscal. (search for similar items in EconPapers)
Pages: 21 pages
Date: 2011-04
New Economics Papers: this item is included in nep-hme
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://vsites.unb.br/face/eco/textos/didaticos/WP%20359.pdf First version, 2011 (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 500 Can't connect to vsites.unb.br:80 (No such host is known. )

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:brs:wpaper:359

Access Statistics for this paper

More papers in Working papers - Textos para Discussao do Departamento de Economia da Universidade de Brasilia from Departamento de Economia da Universidade de Brasilia Universidade de Brasília UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte CEP 70910-900, Brasília, Brasil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Póvoa ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:brs:wpaper:359